Clique na guia Lista de trabalho.
Clique no valor da coluna Status para o estudo a ser editado.
Clique no botão Editar.
Insira as alterações no relatório.
Clique no botão Salvar ou Cancelar.
Para editar um relatório tem de ter privilégios de edição de relatórios. Para tais usuários, o botão Editar no topo à direita da página do relatório está habilitado. Clique no botão Editar para avançar para a página de edição do relatório.
Quando um relatório é aberto para edição, o estudo é bloqueado para escrita. Até o relatório ser fechado clicando no botão Salvar ou Cancelar, nenhum outro usuário poderá editar o relatório ou abrir o estudo no visualizador. Clicar no botão voltar do navegador não libera o estudo.
O editor de relatórios é uma página da Web XML personalizável. Alguns dos recursos descritos aqui poderão ser diferentes em seu sistema ou poderão até nem existir. Alguns servidores poderão ser configurados para usar o painel de relatórios do Visualizador para editar o relatório em vez de uma página da Web. O painel de relatórios do Visualizador usa a mesma página da Web XML e inclui algumas ferramentas que o editor de relatórios do navegador não suporta, incluindo corretor ortográfico, relatórios pré-configurados e controles de pedal. Se estiver utilizando o painel de relatórios do visualizador para edição, consulte o manual do visualizador eRAD PACS para mais informação.
Na janela de edição de relatórios pode alterar o radiologista, a data do registro e o texto do relatório. Clique no botão escutar para executar um relatório ditado. Para inserir texto no relatório, escreva-o ou cole-o no campo de observação ou impressão. O tamanho do campo de texto aumenta para acomodar o texto. Os campos de contagem de palavras atualizam-se automaticamente à medida que escreve. Limpe a caixa de seleção Normal para realçar este estudo na lista de trabalho.
Alguns dos campos de texto suportam rich text. Os que suportam exibem uma barra de ferramentas de rich text imediatamente acima deles. Os controles disponíveis são o tipo e tamanho da fonte, negrito, itálico, sublinhado, tachado, sobrescrito, subscrito, alinhamento do texto, listas numeradas e com marcadores, recuo, cor, separador e tabelas. Para inserir uma tabela no relatório, clique no botão Inserir tabela, insira as linhas e colunas na janela pop-up e clique em OK.
Se existirem adendos, estarão disponíveis selecionando a guia correspondente.
Se um estudo estiver num estado final, os usuários regulares podem adicionar um adendo para retificar o relatório. A seção dos adendos aparece na base da página editar relatório ou em uma guia separada. Siga o mesmo procedimento descrito acima para inserir texto de adendos.
Depois de concluir as alterações ao relatório ou adendo, atualize o estado do estudo, selecionando o estado relevante, e clique no botão Salvar. Para voltar atrás sem salvar as alterações, clique em Cancelar.
Os administradores têm a capacidade de remover o último adendo de um relatório para aprovação. Um botão Excluir aparece no cabeçalho da seção do adendo na página Relatório. A exclusão de um adendo remove-o de qualquer servidor na hierarquia e torna-o obsoleto no arquivo eRAD PACS. Não remove adendos enviados para arquivos de terceiros. A ação aparece no log como uma atividade de exclusão de nível de objeto.
Os administradores têm a capacidade de restaurar o estado do relatório, mesmo que este já tenha sido assinado e aprovado por um radiologista. Para relatórios com múltiplos componentes, tal como um ou mais adendos, apenas o último componente pode ser restaurado. Para restaurar o estado do relatório, abra o relatório e role para o componente que pretende alterar. No cabeçalho do componente, clique no link Desmarcar finalização. O estado do componente do relatório regressará a Preliminar.
Observação: o botão Excluir e o link Desmarcar finalização podem ser adicionados ou removidos de um modelo de relatório. Se tem privilégios de administrador e as ferramentas não aparecem na sua página de relatório, seus modelos poderão necessitar atualização.